Você está iniciando nos treinos agora e se encontra meio perdido no caminho rumo ao corpo de um mutante. Ou você já treina há algum tempo e está estagnado e precisa dar um UP nos seus ganhos. Vou lhes dar algumas dicas valiosas para você que não quer mais perder tempo e atingir resultados com qualidade, ajudando seu bolso e seu corpo a não serem enganados.
A princípio, você deve estar imaginando que entrou em um artigo o qual, se conhece bem a musculação, sabe que é impossível e, se não conhece, logo se animou e achou que os resultados viriam da noite para o dia. Entretanto, devemos nós saber que o ganho de massa muscular é algo que requer tempo, dedicação, esforço e, claro, protocolos corretos de treinamento, dieta, descanso e periodizações. Isso, sem contar fatores tais quais os ergogênios utilizados, a qualidade dos suplementos e da alimentação (o que é diferente de ter ou não boa dieta, claro!) e, principalmente a genética.
Apesar desses principais itens todos interferirem positivamente ou negativamente no ganho de massa muscular, alguns fatores podem auxiliá-los e, se administrados da maneira incorreta, atrapalhá-los. Por isso, conheceremos alguns destes e aprenderemos como otimizá-los, fazendo nossos ganhos mais efetivos e evidentes.